O distrito de Arroio do Só se destaca nacionalmente pela produção de porongos, sendo o maior produtor do Brasil, também exportando para Argentina e Uruguai. Neste sentido, o distrito realiza a Festa do Porongo e do Porco Assado, com a terceira edição realizada em junho deste ano. O distrito também é conhecido por ter uma antiga viação férrea, que é um dos pontos turísticos do local, bem como as belezas naturais.
Conforme consta no site da prefeitura, “o nome Arroio do Só deve-se à existência de um ermitão que, afastando-se de seu povo, embrenhou-se nas matas e construiu uma pequena cabana às margens de um arroio, que mais tarde passou a ser conhecido como Arroio do Só”.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, o distrito se destaca entre os demais nos meses de escoamento da safra. Assim, de fevereiro a maio, a manutenção das estradas de Arroio do Só é uma das prioridades da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável pelo serviço.
– As secretarias precisam estabelecer prioridades para termos um ponto de partida. Distritos como Arroio do Só, Santa Flora e Pains têm uma produção de safra de diferentes grãos elevada, por isso que a manutenção dos meses em questão pode ocorrer com mais frequência que em outros – destaca Menna Barreto.
Informações gerais
Área – 159,30 km²População – 1.127 hab. (2000)Festas e atrativos – Festa da Melancia, Feira de Terneiras da Raça em Água Boa, fábricas de cuias e Centro de Tradições Gaúchas Vitório MarioSubprefeito – Ronaldo Lima
Leia a reportagem completa aqui